Leitura no CA

 

          Ler…. como não apreciar? A qualquer hora! Em qualquer lugar! Ler é um prazer! A leitura conduz-nos a mundos desconhecidos, a intensas experiências entre a realidade e a ficção, a encontros de tesouros escondidos, ao enriquecimento da nossa imaginação, à impulsão da nossa curiosidade, a perceções diferentes do outro e dos sentimentos… O livro é o verdadeiro companheiro de viagem, uma caixa mágica repleta de surpresas!

          Na verdade, o gosto pelos livros não nasce connosco, mas educa-se! Aqui centra-se o papel fundamental dos pais, primeiramente, e dos educadores, numa fase posterior. Neste sentido, e conscientes de que para alguns discentes se trate de uma tarefa hercúlea, toda a equipa do departamento de línguas se esforça por enraizar este bom hábito nos nossos alunos. Desde os primeiros dias de aulas, são veiculados aos discentes os projetos de leitura implementados, isto é, a forma “como pôr os miúdos a ler”, a folhear as páginas recheadas de letrinhas que compõem palavras mágicas. Cria-se o contacto com o livro, de forma a ser estabelecida uma ligação afetiva entre leitor e objeto. Assim, os quintos e sétimos anos são os impulsionadores de um recente projeto designado de “Leitura ao Kg”. Neste sentido, os alunos têm, semanalmente, 45 minutos, de carga letiva de Português, direcionados exclusivamente à leitura de obras obrigatórias do currículo bem como a outras sugeridas pelos docentes do projeto e/ou outras que os inspirem. Após o término das leituras, são, gradualmente, realizadas diversas atividades, nomeadamente: reconto da história, propaganda de persuasão das obras para outras turmas/ outros colegas, resumo, resenha crítica do livro, guiões de leitura, apresentação oral, fichas de leitura… A implementação deste projeto favorece significativamente o processo de ensino aprendizagem. E, como em qualquer projeto, existe um produto final que se deseja alcançar: leitura de quinze obras para os alunos que frequentam o 5º ano e de dez obras para os que se encontram no 7º ano, ao longo do ano letivo corrente.




Nos restantes níveis de ensino, é desenvolvido o projeto “Leituras Partilhadas - 10 minutos a ler”, seja em língua portuguesa, inglesa ou francesa.

Nos últimos dias dos meses de fevereiro e março, esta prática saudável tem sido vivenciada de uma forma mais intensa, não fossem dedicadas semanas inteiras ao livro, à leitura…, destacando-se a realização da Feira do Livro e da Semana da Leitura.

O CA recebeu a XIX edição da Feira do Livro, este ano dedicada aos “Clássicos da Banda Desenhada”. Decorrida entre os dias 27 fevereiro e 3 de março, o programa teve diariamente distintas atividades, destacando-se as conversas online com as autoras Ana Maria Magalhães, Isabel Alçada e Margarida Fonseca Santos; a  visualização das peças de teatro “Auto da Barca do Inferno” e “Os Maias - episódios da vida romântica”; os encontros com os escritores Fernando Nabais, Ricardo Duarte e M.G. Ferrey; a sessão de apresentação da obra “Mordo as asas duma borboleta”, com a autora Raquel Vaz; entre gincanas diversas. Houve lugar, ainda, para a realização de um Workshop, intitulado de “Express’Art”, promovido pela Companhia Certa - Varazim teatro. Estiveram, igualmente, à venda imensas obras bem como foram doados livros, jogos, brinquedos e/ou materiais didáticos a uma instituição de cariz solidário.  

Ao longo desta última semana, a comunidade educativa celebrou a leitura através de múltiplas atividades, como a leitura dramatizada de obras de leitura integral, leitura no pátio, diálogos sobre os livros lidos recentemente e marcas deixadas, declamação de poemas… com o objetivo de desenvolver o gosto pelo ato de ler, tornando-o um ato comunicativo, um diálogo entre as artes, as humanidades e as ciências, um espaço de encontro criativo e colaborativo.

Estes eventos surgem sempre como forma de envolvimento escolar em torno de um tema tão urgente, tão fundamental na sociedade atual, embebida por uma cultura tecnológica fácil, onde pensar, refletir nas palavras é “coisa” rara, em vias de extinção! A leitura deverá, assim, ser uma arma carregada de futuro.





                                                                                Prof.ª Vera Valentim

Comentários

Mensagens populares