Leitura
no CA
Ler…. como não apreciar? A qualquer
hora! Em qualquer lugar! Ler é um prazer! A leitura conduz-nos a mundos
desconhecidos, a intensas experiências entre a realidade e a ficção, a
encontros de tesouros escondidos, ao enriquecimento da nossa imaginação, à
impulsão da nossa curiosidade, a perceções diferentes do outro e dos
sentimentos… O livro é o verdadeiro companheiro de viagem, uma caixa mágica
repleta de surpresas!
Na verdade, o gosto pelos livros não
nasce connosco, mas educa-se! Aqui centra-se o papel fundamental dos pais,
primeiramente, e dos educadores, numa fase posterior. Neste sentido, e
conscientes de que para alguns discentes se trate de uma tarefa hercúlea, toda
a equipa do departamento de línguas se esforça por enraizar este bom hábito nos
nossos alunos. Desde os primeiros dias de aulas, são veiculados aos discentes
os projetos de leitura implementados, isto é, a forma “como pôr os miúdos a
ler”, a folhear as páginas recheadas de letrinhas que compõem palavras mágicas.
Cria-se o contacto com o livro, de forma a ser estabelecida uma ligação afetiva
entre leitor e objeto. Assim, os quintos e sétimos anos são os impulsionadores
de um recente projeto designado de “Leitura ao Kg”. Neste sentido, os alunos têm,
semanalmente, 45 minutos, de carga letiva de Português, direcionados
exclusivamente à leitura de obras obrigatórias do currículo bem como a outras
sugeridas pelos docentes do projeto e/ou outras que os inspirem. Após o término
das leituras, são, gradualmente, realizadas diversas atividades, nomeadamente:
reconto da história, propaganda de persuasão das obras para outras turmas/ outros
colegas, resumo, resenha crítica do livro, guiões de leitura, apresentação
oral, fichas de leitura… A implementação deste projeto favorece
significativamente o processo de ensino aprendizagem. E, como em qualquer
projeto, existe um produto final que se deseja alcançar: leitura de quinze
obras para os alunos que frequentam o 5º ano e de dez obras para os que se encontram
no 7º ano, ao longo do ano letivo corrente.
Nos
restantes níveis de ensino, é desenvolvido o projeto “Leituras Partilhadas - 10
minutos a ler”, seja em língua portuguesa, inglesa ou francesa.
Nos
últimos dias dos meses de fevereiro e março, esta prática saudável tem sido
vivenciada de uma forma mais intensa, não fossem dedicadas semanas inteiras ao livro,
à leitura…, destacando-se a realização da Feira do Livro e da Semana da
Leitura.
O
CA recebeu a XIX edição da Feira do Livro, este ano dedicada aos “Clássicos da
Banda Desenhada”. Decorrida entre os dias 27 fevereiro e 3 de março, o programa
teve diariamente distintas atividades, destacando-se as conversas online com as
autoras Ana Maria Magalhães, Isabel Alçada e Margarida Fonseca Santos; a visualização das peças de teatro “Auto da
Barca do Inferno” e “Os Maias - episódios da vida romântica”; os encontros com
os escritores Fernando Nabais, Ricardo Duarte e M.G. Ferrey; a sessão de
apresentação da obra “Mordo as asas duma borboleta”, com a autora Raquel Vaz;
entre gincanas diversas. Houve lugar, ainda, para a realização de um Workshop,
intitulado de “Express’Art”, promovido pela Companhia Certa - Varazim teatro. Estiveram,
igualmente, à venda imensas obras bem como foram doados livros, jogos,
brinquedos e/ou materiais didáticos a uma instituição de cariz solidário.
Ao
longo desta última semana, a comunidade educativa celebrou a leitura através de
múltiplas atividades, como a leitura dramatizada de obras de leitura integral, leitura
no pátio, diálogos sobre os livros lidos recentemente e marcas deixadas,
declamação de poemas… com o objetivo de desenvolver o gosto pelo ato de ler,
tornando-o um ato comunicativo, um diálogo entre as artes, as humanidades e as
ciências, um espaço de encontro criativo e colaborativo.
Estes
eventos surgem sempre como forma de envolvimento escolar em torno de um tema
tão urgente, tão fundamental na sociedade atual, embebida por uma cultura tecnológica
fácil, onde pensar, refletir nas palavras é “coisa” rara, em vias de extinção!
A leitura deverá, assim, ser uma arma carregada de futuro.
Prof.ª Vera Valentim
Comentários
Enviar um comentário