LERómetro CA #10



Prof. Elisabete Morim


Naguib Mahfouz é o meu escritor favorito.

Naguib Mahfouz foi um escritor liberal egípcio, autor de relatos, romances e roteiros de cinema. Recebeu o Nobel de Literatura de 1988. É considerado um dos primeiros escritores contemporâneos de literatura árabe, a explorar temas do existencialismo. Mahfouz é mestre na construção de cenas dramáticas e no retrato pormenorizado de personagens complexas. Esta obra, dividida em três volumes, contém toda a magia, mistério e sofrimento do Egipto dos anos 20 do século passado, traduzidos numa escala humana.

Entre os Dois Palácios, primeiro volume da famosa Trilogia do Cairo, é um retrato abrangente e evocativo de uma família e de um país em luta pela independência numa sociedade que há séculos resiste à mudança.

Tendo como cenário a ocupação britânica do Egipto, imediatamente após a I Guerra Mundial, este romance narra a história da família Gawwad. Ahmad, um comerciante da classe média, governa a sua casa rigorosamente segundo os princípios do Alcorão, enquanto à noite explora os prazeres do Cairo.

Tirano em casa, Ahmad obriga a mulher e as suas duas filhas, delicadas e oprimidas, a viverem prisioneiras por trás das machrabiyyas do seu próprio lar, enquanto os seus três filhos varões vivem com medo da sua vontade severa.

Boas leituras.

Comentários

Mensagens populares