Dia Internacional em memória das vítimas do Holocausto
A 27 de janeiro assinala-se, anualmente, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Esta efeméride foi implementada pela Organização das Nações Unidas em 2005 com o intuito de não deixar cair no esquecimento o genocídio massivo de cerca de seis milhões de judeus pelos Nazis e respetivos colaboracionistas. Esta ação constituiu um dos maiores crimes contra a Humanidade alguma vez realizados. Paralelamente, pretende-se educar para a tolerância e para a paz, assim como chamar a atenção para o combate ao antissemitismo.
Para recordar os milhões de mulheres, homens e crianças judeus, bem como todas as outras vítimas, assassinadas pelo regime nazi, os alunos do Colégio de Amorim leram excertos de obras que nos transportam para esse passado recente, visualizaram excertos de filmes, discutiram o tema e usaram as plataformas digitais para deixar uma mensagem.
«O Holocausto começou com palavras - e na era da Internet e das redes sociais, o poder da propaganda é mais devastador do que nunca. Mas a educação e o conhecimento podem ajudar a prevenir o genocídio.» | UNESCO
Comentários
Enviar um comentário